segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma avaliação da comemoração dos 65 Anos da FAU: Onde estavam e o que querem os alunos?

Por Maria Paula Albernaz
Professora e Coordenadora Adjunta de Extensão da FAU/UFRJ

Lamentei profundamente a ausência de alunos da FAU nas mesas de debate e lançamento do Concurso de Idéias “Reordenação Espacial dos Pilotis da FAU”, durante o evento dos 65 anos da FAU.
As apresentações e discussões nas duas mesas de debate foram do maior interesse. Na primeira, sobre os desafios para a nova geração de arquitetos do século XXI, o arquiteto argentino Claudio Vekstein – que ensina em universidades americana e argentina – nos mostrou projetos de tanta qualidade e inovação quanto de alguns dos maiores arquitetos da atualidade.
Lembrei-me do pedido de um bolsista para apresentação do arquiteto Santiago Calatrava. Será que seria mais interessante? Penso que não, pois o nosso colega argentino tem como vantagens entender melhor o contexto latino americano e inserir a Arquitetura na Cidade.    
A apresentação de Vekstein nos remeteu a teorias e preceitos da Arquitetura que orientaram a concepção dos seus projetos. O arquiteto Pedro Rivera, jovem talento carioca, também estava na primeira mesa, com uma reflexão acurada sobre as oportunidades futuras para as novas gerações de arquitetos e uma interessante apresentação sobre as redes de informações entre cidades coordenadas pela Universidade de Columbia, nos EUA.
Na 2ª mesa, sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no século XXI, destacou-se a emocionante apresentação do Prof. Ciro Pironde, da Escola da Cidade, em São Paulo. O arquiteto José Kós, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, mostrou as possibilidades de uma abordagem para o ensino, sustentável e inserida nas novas tecnologias.
No lançamento do Concurso de Idéias, os alunos teriam a chance de conhecer melhor o Plano Diretor da UFRJ 2020, em uma apresentação do Prof. Pablo Benetti. Lembrei-me das reclamações já feitas por alunos da falta de discussão das suas propostas com os estudantes!
Na seqüência, o Prof. Paulo Jardim, por meio de brincadeiras, deu uma verdadeira “aula” sobre o prédio da FAU e sobre modernismo.    
Mesmo considerando os “boicotes” ao evento por professores – que deram prova, marcaram TFG e outras atividades que exigiam os alunos em sala de aula -, é difícil acreditar que apenas pouco mais de 30 alunos dos 1.300 inscritos na FAU, tenham tido disponibilidade de assistir às atividades dos 65 anos da FAU.
Realmente, foi uma pena!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Fenomenologia do Terremoto transformada em Arquitetura

Por Vitor Halfen

 Em 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8.8 graus atingiu o Chile e provocou a morte de mais de 700 pessoas. Recém chegados à capital Santiago, os intercambistas brasileiros Diego Ramos, Lucas Ramos e Paula Cristina Silva sentiram na pele os efeitos e as grandes dificuldades enfrentadas por todas as vítimas do tremor. Nas mãos dos três esse rico arsenal de experiências se transformou, ao longo de quase um ano de atividades acadêmicas na Universidad de Chile, em um projeto de readequação dos espaços públicos para que ofereçam suporte à população durante catástrofes como a desse ano.


Segundo Diego, a idéia inicial do projeto nasceu da vivência coletiva na noite do terremoto na Plaza de La Constitución, no centro de Santiago, local para onde os habitantes convergiram em busca de informação, comunicação e contato com outras pessoas. “A gente passa a vida inteira buscando o nosso espaço, o nosso piso e quando acontece uma catástrofe o que a gente mais quer é estar em um espaço coletivo, em terra firme, pra compartilhar as nossas experiências e ver que não é só a gente que está passando por aquilo.”

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Concurso do Memorial: Com a palavra, todos os ganhadores

Por Naylor Vilas Boas   

Por ocasião da divulgação dos resultados do Concurso para o Memorial dos Estudantes Mortos e Desaparecidos na Ditadura Militar, publicamos no final de setembro um pequeno texto feito a partir de uma conversa que tivemos com o grupo ganhador. Agora, concluindo o processo de divulgação desse concurso que muito movimentou os alunos, abrimos espaço para que os outros projetos contemplados com premiações ou menções honrosas sejam também conhecidos, atendendo à sugestão dos alunos participantes. 

Para isso, pedimos a cada um deles para escrever e nos mandar um breve memorial explicando o projeto, além de uma imagem que representasse com clareza suas ideias. Depois de alguma demora, é o que apresentamos a seguir.

Boa leitura!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A FAU no UFRJ MAR em Cabo Frio

Por Luiza Sertã e Naylor Vilas Boas

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro foi realizado em Cabo Frio o evento UFRJ MAR, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar UFRJ-MAR <http://www.ufrjmar.ufrj.br>, no qual alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro levaram suas experiências acadêmicas para alunos da rede pública do município.


A FAU foi representada pelos alunos Lucivaldo Bastos, Mariana Sampaio, Michelle Carneiro, Thalita Olivieri, Thomas Ribeiro, Ellen Félix, Felipe Braga, Juliana Moraes, Leandro Nascimento, Aline Queirós, Paulo Costa e Gustavo Cravo, que é formado em Ciências Sociais pela UFRJ e funcionário da Direção da FAU. Essa turma se reuniu diversas vezes para organizar as propostas e definir as atividades para o evento, participando também dos encontros coletivos das várias faculdades da UFRJ envolvidas no evento, que eram realizados semanalmente no Hangar, na Cidade Universitária. Uma abordagem interdisciplinar era necessária para carimbar a passagem para o UFRJ MAR, e por isso, durante os encontros de preparação, conheceram o pessoal da Enfermagem, que se tornaram bons parceiros durante o evento.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conversa com a Direção: A Visita do MEC

Por Vitor Halfen
Nos dias 23 e 24 de setembro ocorreu na fau um grande encontro entre a equipe da direção e os estudantes, que encheram o auditório Archimedes Memória nos dois dias, a fim de discutir temas relacionados à visita do mec, programada para os dias 4 e 5 de outrubro. Estiveram presentes a diretora Prof. Denise Barcellos P. Machado, a vice-diretora e diretora de graduação prof. Maria Júlia de Oliveira Santos, a diretora adjunta de extensão Prof. Maria Paula Albernaz, a coordenadora de Intercâmbio Prof. Fabiana Izaga, o coordenador de divulgação Prof. Naylor Vilas Boas e o coordenador cultural Prof. Carlos Eduardo Fefferman.
O evento dá sequência à nova política da direção de abertura de diálogo entre os três grupos da faculdade – alunos, professores e funcionários – através da criação de múltiplos canais de comunicação como os eventos periódicos conhecidos como as “Conversas com a Direção”, o blog PainelFau e a mala direta via email.
A visita do mec se dará através da vinda de avaliadores externos – professores de outras universidades – que participarão do cotidiano da nossa faculdade durante esses dois dias. Eles irão percorrer todas as dependências da escola: salas de aula, ateliers e oficinas, entrevistando alunos, professores e técnicos administrativos. Os três principais focos da avaliação são: a infra-estrutura, o corpo docente e administrativo, e o currículo de ensino. O resultado da visita será determinante para a revalidação do diploma de Arquiteto e Urbanista concedido pela fau.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Soluções Para Cidades

Por Luiza Sertã

A aluna da FAU-UFRJ Renielle Gonçalves Lira e sua amiga Joana Ferreira, estudante de arquitetura da UFF, foram premiadas na categoria DESTAQUE no Concurso Nacional para Estudantes de Arquitetura - Soluções para Cidades promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland ABCP e IAB/SP.

O concurso previa projetos para cinco mobiliários urbanos, sendo quatro deles pré-estabelecidos: poste de luz, lixeira, bicicletário e banco. O quinto seria escolhido livremente pelos participantes, que optaram por desenvolver uma solução para um banheiro público.
As duas amigas não tinham muito tempo para se encontrar e durante um mês fizeram de suas horas de almoço tempo produtivo. Escolheram a Praça Santos Dumont, na Gávea, para o desenvolvimento do projeto visto o potencial do local que possui o projeto de paisagismo assinado por Burle Marx, mas que por falta de elementos urbanos não era plenamente utilizada.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Premio do Concurso do Memorial aos estudantes Mortos e Desaparecidos na Ditadura Militar

Por Luíza Sertã 

Foi com muito entusiasmo que os amigos Alice Matos de Pina, Felipe Freire Moulin, Fernando Cunha, Natália da Cunha Cidade, Tales de Paula Souza e Vitor Halfen Moreira se uniram para desenvolver o projeto proposto no concurso Memorial dos Estudantes Mortos e Desaparecidos na Ditadura Militar, promovida pela FAU, EBA e pelo Comitê Organizador do Plano Diretor. A animação foi fruto de uma certa liberdade do programa proposto, além da chegada das férias, o que significava tempo hábil para estudar e concretizar as várias idéias e conceitos que foram aparecendo. 

        Para dar início ao trabalho de uma forma dinâmica, foi proposto entre o grupo que cada um dissesse rapidamente o que o tema lhe representava ou qual sensação trazia. E foi a partir dessas palavras que conseguiram formar um conceito a ser desenvolvido. Algumas palavras norteadas foram interrupção, morte, vida, silêncio e calabouço.

        Foram longas discussões durante as férias e muito trabalho realizado, o que deu sustentação concreta à idéia inicial, além de uma importante colaboração da professora Beatriz Santos Oliveira que retocou as propostas. Tudo isso acompanhado de muita maquete, forma de visualização mais real. 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Intercâmbio é +

Por Naylor Vilas Boas
Na quarta-feira, dia 1o. de setembro, aconteceu no Auditório Archimedes Memória o evento “Intercâmbio é +”, organizado pela Coordenação de Intercâmbios da FAU/UFRJ, que constou de apresentações sobre o programa de intercâmbios da FAU/UFRJ e abriu a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da FAU nas instituições conveniadas no exterior. O objetivo foi apresentar as principais informações sobre os caminhos para estudar arquitetura fora do Brasil e os resultados dos alunos que usufruiram dessa experiência.  
A Coordenadora dos Intercâmbios, professora Fabiana Izaga, fez uma palestra com informações gerais sobre o programa e os professores convidados Guilherme Lassance e Flávio Ferreiracomentaram sobre suas experiências pedagógicas na Europa.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre Concursos (2) - Lendo o edital

Por Cauê Capillé

(é sempre possível ver a sequência completa desta série de artigos clicando no link sobre concursos na barra lateral)

Damos sequência ao assunto, apresentando os 5 últimos itens da postagem sobre concursos:


6 - Grupo - Quantas pessoas? Há alguma área do conhecimento específica que tenha que participar no grupo? É obrigatório ter um professor orientador?
Lembre-se que você pode fazer com quem quiser, mas na hora de receber os créditos, vale o que está no papel.

7 - Prêmio - É em dinheiro? É em “prestígio”? É em “objetos” (viagem, impressora, etc...)? Há alguma publicação ou exposição? Há mais de um prêmio (vários lugares, menções honrosas e publicação...)?
Cuidado com essa parte do edital! Um concurso pode ser muito interessante pelo valor que apresenta como prêmio, mas às vezes nos “cobra caro” ao colocar que perdemos nosso direito sobre aquela ideia, por exemplo. Outra questão é quando o concurso não tem um prêmio claro. Cuidado! Uma dica interessante é participar de concursos com diversos tipos de premiação, pois as chances de se ganhar alguma coisa aumentam!

8 - Juri - Quem é (acadêmico, profissional, leigo...)? De qual área do conhecimento (artista, arquiteto, geógrafo, engenheiro, empresário...)? Quantas pessoas envolvidas?
Se o juri é formado por arquitetos e professores internacionais, ou por técnicos de uma empresa de produção de estrutura metálica, devemos modificar nossos argumentos em função desse fato.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A FAU no “Conhecendo a UFRJ"

Por Ísis Souza

Durante os dias 20 e 21 de agosto, A Ilha do Fundão ficou bastante movimentada devido ao evento “Conhecendo a UFRJ”.  

Reunindo colégios de todo o estado, o evento é organizado anualmente com objetivo de ajudar os alunos do Ensino Médio na escolha da profissão e dar a eles uma pequena amostra de como funciona o ambiente universitário. 

Na visita, além de palestras informativas, estandes para esclarecer dúvidas a respeito dos cursos, uma série de espaços e apresentações culturais, os alunos também puderam passear por todo o Campus da Ilha do Fundão e visitar os prédios de seu interesse.

sábado, 28 de agosto de 2010

Panoramas do MAM

Por Joana Conti

Três amigos de faculdade, cursando do 3o ao 5o período (mesmo se o histórico teima em apontar do 7o ao 8o), com pouco conhecimento em fotografia; sem câmera profissional, tripé ou qualquer outra aparelhagem. Em um e-mail que receberam da FAU-UFRJ viram o anúncio de um concurso de fotografia panorâmica sobre Arquitetura Moderna. Edital extenso, em inglês, 20 euros de inscrição. O prazo para realizá-lo seria curto, pois as inscrições começaram em outubro de 2009 e já era março, fim de férias, um mês antes da entrega.

Você toparia? Você incentivaria?
Talvez conhecendo o entusiasmo desse trio. Fábio Freitas, Jonas Abreu e Olivier Läuppi não só toparam o desafio, mas decidiram se inscrever para as duas categorias do concurso, fotografia panorâmica e foto-modelagem 3D (tiveram que abandonar a segunda por não terem tempo suficiente para dominar o programa).

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre Concursos (2) - Lendo o edital

Por Cauê Capillé
 

(é sempre possível ver a sequência completa desta série de artigos clicando no link sobre concursos na barra lateral)

Geralmente os editais de concursos trazem os seguintes tópicos que, se bem compreendidos, nos ajudam a saber se é interessante ou não participar de tal concurso.
É importante lembrar que, mesmo quando não há um documento oficial com o nome “edital”, tais assuntos aparecem de alguma forma.

1 - Tema - Sobre o que é o concurso?
É importante ter isso bem claro (os editais às vezes não são!). Às vezes parece que o concurso é só sobre um tema, mas há outros envolvidos, por exemplo: o concurso do congresso do IFHP é, em tese, somente sobre habitação, mas traz, também, os temas: regeneração urbana, desenho do sistema de espaços livres, etc. Assim, é importante estar atento a isso, pois será (provavelmente) um elemento para o julgamento das propostas.

2 - Calendário - Quando são as inscrições; a data de envio dos produtos; a publicação do resultado? Há tempo para se chegar em uma produção interessante?
Não adianta achar um concurso legal, mas que o prazo de inscrição já passou. Óbvio. E é importante estar atento ao prazo de envio dos materiais (principalmente se esse envio for físico).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sobre Concursos 1 - Introdução

Concursos de Arquitetura e Urbanismo (e áreas afins) para estudantes são grandes oportunidades de se desafiar a si mesmo em assuntos diversos. 

Através da participação em concursos, podemos experimentar nossa capacidade de transmitir ideias, projetos e métodos de forma mais clara e precisa; nosso conhecimento em programas de arquitetura; em softwares novos; etc.. Podemos, também, testar nossa habilidade em organizar um grupo de trabalho eficiente. Tais exercícios, além de repercutirem imediatamente em nossa produção acadêmica, contribuem para o nossa formação profissional futura, uma vez que concursos profissionais apenas se diferenciam dos estudantis na complexidade do problema apresentado.

Assim, resolvemos começar uma série de postagens no blog da fau sobre esse assunto: Concursos de Arquitetura para estudantes. Aqui, traremos depoimentos de estudantes que participaram de concursos, sugestões de concursos interessantes, “problemas” comuns, etc..

Então, como primeiro tema, falaremos aos poucos sobre o que é geralmente o início do concurso: a leitura do edital. Acompanhem e participem.

Começemos!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Alunos do TI2 na Prefeitura do RJ

Na sexta-feira, dia 13 de agosto de 2010, os alunos da FAU-UFRJ Sérgio Curriça, Vitor Damasceno e Pedro Toledo, equipe do atelier DH do Trabalho Integrado 2 composto pelos professores Ivete Farah, Cristóvão Duarte, Guilherme Lassance e Alexandre Pessoa, apresentaram à Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto – CDURP – o projeto para o Elevado da Perimetral desenvolvido dentro do atelier.

O conceito, criado em um dos workshops coletivos da turma e posteriormente desenvolvido pela equipe, propõe a simultânea “demolição e não-demolição” do elevado. Não demolir por completo, eliminando somente o tabuleiro onde ficam as pistas de rolagem de automóveis, mas preservando pilares, acessos e vigas. Esta estrutura abrigaria então um trem em mono-rail (numa tecnologia já existente e ora em licitação em São Paulo) que iria do Aeroporto Santos Dumont ao Galeão (com paradas estratégicas no percurso) invertendo a lógica de privilégio do transporte individual da Perimetral, além da criação de parques lineares suspensos em pontos específicos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Charge!

De Charges
Charge enviada pelo aluno Rodrigo Bertamé

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Expo TI - I


Entrevistamos Márcia Trein e Jorge Vinícius G. Silva, alunos do segundo período de 2009 que têm seus trabalhos na expo TI, para saber o que eles poderiam transmitir aos alunos que estão passando e ainda vão passar por essa experiência.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bem-vindos ao PainelFAU

Inauguramos aqui uma nova abordagem para o PainelFAU, que nasce a partir da constatação de que na nossa escola nem sempre se sabe o que está acontecendo na sala ao lado. Em função de toda essa falta de informação, deixamos de entender a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ como uma única instituição, multifacetada mas única, e construímos a ideia de que ela é muito maior do que nossa capacidade de compreendê-la.

Portanto, nós da Coordenação de Divulgação, apresentamos com o novo PainelFAU nossa resposta a essa questão. Através da leveza que irá caracterizar a linguagem com que iremos veicular as informações, pretendemos inaugurar uma espécie de “revista” informativa do que acontece na nossa faculdade, e com isso reunir em um único espaço as notícias que nascem nos corredores, nas salas e nos laboratórios da FAU.

Concurso Internacional de Idéias

Mais uma premiação para a FAU-UFRJ!


Fagner Marçal, arquiteto pela FAU e mestrando do Prourb, e Olivia Marra, arquiteta pela FAU, foram premiados no Concurso Internacional de Idéias para Jovens Arquitetos "Urban Interaction Areas in 2023: public squares" (Camara de Arquitetos de Antalya/ UIA) com o projeto "Dance Dense Copacabana"!
Eles foram selecionados, inicialmente, entre os 10 finalistas que iriam apresentar seus trabalhos em Maio na Turquia. E lá foram premiados com o 3o lugar!
Conheça o concurso no site oficial.
(Informação enviada pela profa. Andrea Borde)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Charge!

Charge da aluna Carolina Araújo Menezes, trazendo a bela lembrança do primeiro período da faculdade!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Semana Cultural Samira Mesquita

Do dia 24 a 27 de maio, o Hall da Reitoria ficou movimentado com a Semana Cultural Samira Mesquita, realizada pelo Centro de Letras e Artes da UFRJ em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura. A homenagem a Samira Mesquita, professora da Faculdade de Letras, primeira decana eleita da Universidade e idelizadora da Feira Cultural do CLA, contou com algumas presenças ilustres, como a do ator e cantor Evandro Mesquita, filho da homenageada, que deu uma canja musical para o público.

Durante o evento, o público pode se deleitar com um cardápio cheio de atrações diversificadas, que uniu, nesse amplo espaço, música, dança, teatro, poesia, artes plásticas, artesanato e literatura.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto βeta


O arquiteto Andrés Passaro, professor da FAU-UFRJ, junto com os também arquitetos Marcos Favero e Diego Portas, professores da PUC-Rio, receberam Menção Honrosa na categoria de obra concluída e uma capa da revista AU pelo projeto do Edifício Beta, que abriga salas de aula da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro.

sábado, 22 de maio de 2010

Mundo do Trabalho

Aconteceu  na Escola Parque um evento promovido para os alunos das unidades Gávea e Barra, no qual foram apresentados alguns cursos de graduação. No intuito de apresentar a FAU-UFRJ, os professores Naylor Vilas Boas, Alexandre Pessoa e a aluna Luiza Sertã mostraram aos interessados livros, slides com projetos e programas digitais usados como ferramentas na arquitetura de forma a aproximar os alunos deste universo. No final do evento foi feito um debate que reuniu professores de áreas diferentes com a finalidade de esclarecer dúvidas a respeito da Faculdade de Arquitetura e outros cursos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Exposição do Trabalho Integrado II

Foi realizada na terça-feira dia 18 de Maio, no corredor do 4º andar do prédio da Reitoria a exposição do Trabalho Integrado II. Os projetos, desenvolvidos durante o oitavo período da faculdade, desenvolve propostas de intervenção na zona portuária do Rio de Janeiro. Quando concluídos, estas propostas talvez sirvam de estopim para o debate sobre os projetos atualmente desenvolvidos na área pela prefeitura da cidade.

sábado, 15 de maio de 2010

Como fazer o trabalho valer a pena?

A partir de conversa com os alunos Beatriz Steenhagen, Juliana Maia e Pedro Toledo.
 
Uma das possíveis respostas a esta questão foi sabiamente encontrada por um trio de alunos aqui da FAU. Transformar um projeto da disciplina de Projeto Urbano I, com a professora Ione Silveira, em um dos 10 melhores dentre os 136 projetos inscritos no Prêmio Alphaville de Urbanismo Sustentável. Foi um grande investimento pessoal – e profissional.

Com a orientação essencial da professora Vera Tangari,o projeto foi adaptado e revisto, tendo algumas de suas idéias originais resgatadas com foco na inovação técnica e na sustentabilidade. Trata-se de um loteamento residencial em uma área de preservação de Vargem Grande, nomeado ZAMBA a partir de um uma lenda indígena sobre uma criatura que protege a natureza.