quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Soluções Para Cidades

Por Luiza Sertã

A aluna da FAU-UFRJ Renielle Gonçalves Lira e sua amiga Joana Ferreira, estudante de arquitetura da UFF, foram premiadas na categoria DESTAQUE no Concurso Nacional para Estudantes de Arquitetura - Soluções para Cidades promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland ABCP e IAB/SP.

O concurso previa projetos para cinco mobiliários urbanos, sendo quatro deles pré-estabelecidos: poste de luz, lixeira, bicicletário e banco. O quinto seria escolhido livremente pelos participantes, que optaram por desenvolver uma solução para um banheiro público.
As duas amigas não tinham muito tempo para se encontrar e durante um mês fizeram de suas horas de almoço tempo produtivo. Escolheram a Praça Santos Dumont, na Gávea, para o desenvolvimento do projeto visto o potencial do local que possui o projeto de paisagismo assinado por Burle Marx, mas que por falta de elementos urbanos não era plenamente utilizada.

Como não conseguiram se reunir com o professor orientador, e com o tempo de realização apertado por fatores como faculdade, trabalho e até mesmo a distância entre suas casas, elas entregaram o projeto sem muitas esperanças de ganhar. Mas com a chamada dos organizadores para comparecer ao evento de premiação, realizado no Centro de Convenções Transamérica em São Paulo, elas se sentiram satisfeitas ao perceber que todo o esforço tinha valido a pena! Para completar a validade do esforço, o prêmio que a princípio não seria oferecido para a categoria destaque acabou acontecendo.

2 comentários:

Unknown disse...

Pelas imagens o projeto é bom. Agoara têm que cuidar da boa execução e, sobretudo, da manutenção permanente, no mínimo em respeito à memória dos homenageados. Paulo Sergio Duarte

Pessoa disse...

Vejam o conteúdo em
http://concursosdeprojeto.org/2010/09/12/premio-solucoes-para-cidades-d08/

Postar um comentário