quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conversa com a Direção: A Visita do MEC

Por Vitor Halfen
Nos dias 23 e 24 de setembro ocorreu na fau um grande encontro entre a equipe da direção e os estudantes, que encheram o auditório Archimedes Memória nos dois dias, a fim de discutir temas relacionados à visita do mec, programada para os dias 4 e 5 de outrubro. Estiveram presentes a diretora Prof. Denise Barcellos P. Machado, a vice-diretora e diretora de graduação prof. Maria Júlia de Oliveira Santos, a diretora adjunta de extensão Prof. Maria Paula Albernaz, a coordenadora de Intercâmbio Prof. Fabiana Izaga, o coordenador de divulgação Prof. Naylor Vilas Boas e o coordenador cultural Prof. Carlos Eduardo Fefferman.
O evento dá sequência à nova política da direção de abertura de diálogo entre os três grupos da faculdade – alunos, professores e funcionários – através da criação de múltiplos canais de comunicação como os eventos periódicos conhecidos como as “Conversas com a Direção”, o blog PainelFau e a mala direta via email.
A visita do mec se dará através da vinda de avaliadores externos – professores de outras universidades – que participarão do cotidiano da nossa faculdade durante esses dois dias. Eles irão percorrer todas as dependências da escola: salas de aula, ateliers e oficinas, entrevistando alunos, professores e técnicos administrativos. Os três principais focos da avaliação são: a infra-estrutura, o corpo docente e administrativo, e o currículo de ensino. O resultado da visita será determinante para a revalidação do diploma de Arquiteto e Urbanista concedido pela fau.

Na reunião foram expostos alguns dos principais projetos dessa direção à curto prazo: a recente liberação pela faperj de uma verba de duzentos mil reais para compra de novos livros para a biblioteca, que devem começar a chegar ainda esse ano; a implantação de uma rede sem fio ilimitada; e a implementação de um mecanismo sistemático de premiações e exposições dos melhores trabalhos dos Trabalhos Integrados 1 e 2 e dos Projetos Finais de Graduação.
A segunda parte da reunião foi aberta para um debate livre, espaço que os alunos presentes utilizaram amplamente, levantando temas diversos e apontando as principais falhas e problemas na faculdade. Fica evidente que, à despeito dos ânimos acalorados e discussões mais enérgicas, essa promete ser a abertura de um fórum muito interessante e democrático, capaz de absorver as opiniões diversas e processá-las em uma forma de auto-avaliação coletiva. A iniciativa de reuniões periódicas deve se manter através de contatos constantes entre a direção e os alunos, enriquecendo as discussões internas e potencializando assim a nossa voz e imagem frente a outras instituições.

0 comentários:

Postar um comentário