segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A FAU no UFRJ MAR em Cabo Frio

Por Luiza Sertã e Naylor Vilas Boas

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro foi realizado em Cabo Frio o evento UFRJ MAR, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar UFRJ-MAR <http://www.ufrjmar.ufrj.br>, no qual alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro levaram suas experiências acadêmicas para alunos da rede pública do município.


A FAU foi representada pelos alunos Lucivaldo Bastos, Mariana Sampaio, Michelle Carneiro, Thalita Olivieri, Thomas Ribeiro, Ellen Félix, Felipe Braga, Juliana Moraes, Leandro Nascimento, Aline Queirós, Paulo Costa e Gustavo Cravo, que é formado em Ciências Sociais pela UFRJ e funcionário da Direção da FAU. Essa turma se reuniu diversas vezes para organizar as propostas e definir as atividades para o evento, participando também dos encontros coletivos das várias faculdades da UFRJ envolvidas no evento, que eram realizados semanalmente no Hangar, na Cidade Universitária. Uma abordagem interdisciplinar era necessária para carimbar a passagem para o UFRJ MAR, e por isso, durante os encontros de preparação, conheceram o pessoal da Enfermagem, que se tornaram bons parceiros durante o evento.

A participação da FAU no UFRJ-MAR se voltou para a conscientização da importância da acessibilidade nos espaços urbanos para a qualidade das cidades, e para desenvolver o tema, buscaram ajuda das professoras Maria Júlia e Regina Cohen. Os estudantes da FAU abordaram a questão a partir de uma explicação das diversas possibilidades de intervenção no espaço que são necessárias para garantir a acessibilidade universal, enquanto que os colegas da Enfermagem explicaram a partir de uma visão sobre o corpo humano, conscientizando os alunos das necessidades e dificuldades de portadores de deficiência. As atividades propostas com as crianças do município envolveram, entre outras experiências, caminhar com os olhos vendados, experimentar a textura dos pisos táteis e subir rampas com cadeiras de rodas. 

Eles contam que a parceria com alunos da Enfermagem foi muito enriquecedora, pois o saber dos novos colegas, que aparentemente pouco se cruza com o deles, na verdade trata do mesmo tema fundamental que é o ser humano. Essa experiência ampliou seu entendimento sobre a complexidade da própria Arquitetura. Inesquecível também foi o contato com os estudantes de Cabo Frio e a oportunidade de ensiná-los sobre a qualidade dos espaços das nossas cidades. Pelo interesse e pela participação da galerinha, eles tem a certeza que a mensagem vai ser levada adiante.

2 comentários:

All Tha disse...

Foi realmente muito boa esta experiência, foi a primeira vez que senti e vi verdadeiramente a importância do nosso papel na sociedadade, como futuros arquitetos, futuros enfermeiros, como estudantes. Um projeto de extensão serve para levar um pouco do que fazemos até a sociedade diretamente. E esse pouco que levamos faz muita diferença. Se hover outra oportunidade, vivam isto!

Unknown disse...

Levar um pouco do conhecimento que adquirimos na faculdade para a sociedade e ver que isso vai fazer diferença na vida das pessoas e na sua também, não tem preço. É esse o papel primordial da Extensão Universitária. Quem ainda não fez faça, procure um projeto de Extensão e doe um pouco de si em prol de outros.
Parabéns ao PainelFAU pelo brilhante trabalho.

Postar um comentário