sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Intercâmbio é +

Por Naylor Vilas Boas
Na quarta-feira, dia 1o. de setembro, aconteceu no Auditório Archimedes Memória o evento “Intercâmbio é +”, organizado pela Coordenação de Intercâmbios da FAU/UFRJ, que constou de apresentações sobre o programa de intercâmbios da FAU/UFRJ e abriu a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da FAU nas instituições conveniadas no exterior. O objetivo foi apresentar as principais informações sobre os caminhos para estudar arquitetura fora do Brasil e os resultados dos alunos que usufruiram dessa experiência.  
A Coordenadora dos Intercâmbios, professora Fabiana Izaga, fez uma palestra com informações gerais sobre o programa e os professores convidados Guilherme Lassance e Flávio Ferreiracomentaram sobre suas experiências pedagógicas na Europa.



Estavam presentes Maria José Bastos, Chefe de Intercâmbio do Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ <http://www.scri.ufrj.br/>, as professoras Denise Pinheiro Machado e Maria Júlia Santos, diretora e vice-diretora da FAU, e o Rubinho, que acompanha a reinserção curricular dos alunos no retorno ao Brasil, quando as matérias cursadas lá fora tem que se encaixar no andamento do curso aqui na FAU.

Em sua fala, a diretora Denise Pinheiro Machado destacou o setor de intercâmbios como estratégico para a FAU, devido às possibilidades que oferece de expansão e renovação de conhecimentos em arquitetura.  

A mesa de abertura
Maria José Bastos falou das muitas portas que a UFRJ abre para os alunos com seus convênios e parcerias acadêmicas com universidades de todo o mundo, ressaltando que qualquer contato do aluno com a faculdade estrangeira deve ser sempre intermediado pela FAU. 

Depois dela, a prof. Maria Júlia deu as boas-vindas aos alunos intercambistas que estavam presentes na palestra, muitos recém-chegados, ressaltando a oportunidade que todos eles tem de serem multiplicadores dessa experiência incrível entre os alunos que ainda não foram.

A apresentação dos alunos
Ao final, vários alunos intercambistas fizeram uma apresentação de suas experiências no exterior, falando sobre as faculdades que estudaram e sobre como conseguiram se adaptar em outro país. 

Os alunos que apresentaram foram os seguintes (para onde eles foram está em parênteses): Ana Lima e Carlos Carvalho (POLIMI, Milão/Itália), Anna Guanziroli (ETSAB,Barcelona/Espanha), Larissa Leite Lima (UNAN, Mexico), Priscila Coli e Rodrigo Abbadi (ENSA-Belleville, Paris/França), Ana Puerari e Julia Bauer (ENSA -Val-de-Seine, Paris/França), Priscila Marques, Natália Gonzales e Gregório Rosenbusch (FADU-UBA, Buenos Aires/Argentina).

Ainda vão apresentar em uma segunda sessão a ser divulgada nos próximos dias (é a chance de quem não apareceu por lá): André Almeida e Thais Takayma (ENSA -La Villette, Paris/França), Isadora Luz (ENSA-Malaquais, Paris/França), Newton Costa e Monique Arrais (ENSA-Versailles, Versailles/França), Diana Vasco (ENSA-Bretagne, Rennes/França) e Felipe Mendes (UDK, Berlim/Alemanha).

1 comentários:

vitorhalfen disse...

Ótima iniciativa da coordenação de intercâmbio!

Postar um comentário