quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre Concursos (2) - Lendo o edital

Por Cauê Capillé

(é sempre possível ver a sequência completa desta série de artigos clicando no link sobre concursos na barra lateral)

Damos sequência ao assunto, apresentando os 5 últimos itens da postagem sobre concursos:


6 - Grupo - Quantas pessoas? Há alguma área do conhecimento específica que tenha que participar no grupo? É obrigatório ter um professor orientador?
Lembre-se que você pode fazer com quem quiser, mas na hora de receber os créditos, vale o que está no papel.

7 - Prêmio - É em dinheiro? É em “prestígio”? É em “objetos” (viagem, impressora, etc...)? Há alguma publicação ou exposição? Há mais de um prêmio (vários lugares, menções honrosas e publicação...)?
Cuidado com essa parte do edital! Um concurso pode ser muito interessante pelo valor que apresenta como prêmio, mas às vezes nos “cobra caro” ao colocar que perdemos nosso direito sobre aquela ideia, por exemplo. Outra questão é quando o concurso não tem um prêmio claro. Cuidado! Uma dica interessante é participar de concursos com diversos tipos de premiação, pois as chances de se ganhar alguma coisa aumentam!

8 - Juri - Quem é (acadêmico, profissional, leigo...)? De qual área do conhecimento (artista, arquiteto, geógrafo, engenheiro, empresário...)? Quantas pessoas envolvidas?
Se o juri é formado por arquitetos e professores internacionais, ou por técnicos de uma empresa de produção de estrutura metálica, devemos modificar nossos argumentos em função desse fato.



9 - Pertinência - A participação neste concurso específico me trará o que em termos de conhecimento, experiência, etc?
É importante pensar a participação em concursos pelas conquistas obtidas mesmo quando se perde o concurso. E imaginar, também, o que cresceremos de fato ao ganharmos tal concurso. (Lembremos que se nossos pais resolverem fazer o “prêmio do arquiteto do ano”, no qual nossa vovó é o juri, a medalha de honra ao mérito que receberemos não terá muito valor acadêmico ou profissional.)

10 - Direitos Autorais - Com quem ficam?
Ideias são o principal bem envolvido em concursos. Cuidado para não vendê-las barato.

0 comentários:

Postar um comentário