quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre Concursos (2) - Lendo o edital

Por Cauê Capillé
 

(é sempre possível ver a sequência completa desta série de artigos clicando no link sobre concursos na barra lateral)

Geralmente os editais de concursos trazem os seguintes tópicos que, se bem compreendidos, nos ajudam a saber se é interessante ou não participar de tal concurso.
É importante lembrar que, mesmo quando não há um documento oficial com o nome “edital”, tais assuntos aparecem de alguma forma.

1 - Tema - Sobre o que é o concurso?
É importante ter isso bem claro (os editais às vezes não são!). Às vezes parece que o concurso é só sobre um tema, mas há outros envolvidos, por exemplo: o concurso do congresso do IFHP é, em tese, somente sobre habitação, mas traz, também, os temas: regeneração urbana, desenho do sistema de espaços livres, etc. Assim, é importante estar atento a isso, pois será (provavelmente) um elemento para o julgamento das propostas.

2 - Calendário - Quando são as inscrições; a data de envio dos produtos; a publicação do resultado? Há tempo para se chegar em uma produção interessante?
Não adianta achar um concurso legal, mas que o prazo de inscrição já passou. Óbvio. E é importante estar atento ao prazo de envio dos materiais (principalmente se esse envio for físico).


3 - Produto - O que é preciso ser enviado de fato? Quantas pranchas, imagens, ou textos? São documentos impressos enviados via correio? São enviados de forma digital? Existe alguma exigência de material gráfico específico (“corte longitudinal na escala 1:100”, por exemplo)? Existe algum carimbo padrão?
Esse é um assunto importantíssimo para se avaliar algum concurso: há concursos em que temos de enviar 4 pranchas A1, do IFHP por exemplo, o que indica uma expectativa de produção; enquanto há outros que pedem 2 pranchas A3, ou um texto e tantas imagens... O tamanho da produção pode ser um indicativo da complexidade do concurso. Uma boa dica é já começar o concurso imaginando o produto final, pois não adianta fazer várias e várias imagens que não caibam nas pranchas, por exemplo. É importante estar atento, também, para a questão do tipo de envio do produto, pois imagine o custo de envio de uma prancha A0 em papel pluma para outra cidade...

4 - Linguagem - Qual é o perfil do produto? É uma produção técnica, com soluções cotadas e representadas através de desenho técnico? Ou é um concurso de ideias, onde interessa mais os conceitos do projeto (talvez apresentados através colagens às vezes “irreais”)? O que “cabe” apresentar?
É importantíssimo ter uma ideia do que se espera em termos de conteúdo. Para tal, uma boa dica é ver a produção anterior, os vencedores e (principalmente) os perdedores anteriores. Se não encontrar no site do concurso, basta buscar no google!

5 - Custo - Há algum custo de inscrição? Há algum custo de produção? Há algum custo de envio?
Calcule antes, ou pague a conta sem ver...

(Continuaremos o papo com os 5 itens restantes em uma próxima postagem)

1 comentários:

vitorhalfen disse...

Excelentes dicas!

Participei recentemente do meu primeiro concurso e pude perceber como a compreensão dos itens do edital é importante pra planejar melhor o trabalho e saber a que aspectos dar mais ênfase.
Entretanto, nem sempre os editais são claros o suficiente, às vezes até omitindo algumas informações. Nessa hora acho que conta também um pouco de experiência e sensibilidade.

Postar um comentário