Na sexta-feira, dia 13 de agosto de 2010, os alunos da FAU-UFRJ Sérgio Curriça, Vitor Damasceno e Pedro Toledo, equipe do atelier DH do Trabalho Integrado 2 composto pelos professores Ivete Farah, Cristóvão Duarte, Guilherme Lassance e Alexandre Pessoa, apresentaram à Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto – CDURP – o projeto para o Elevado da Perimetral desenvolvido dentro do atelier.
O conceito, criado em um dos workshops coletivos da turma e posteriormente desenvolvido pela equipe, propõe a simultânea “demolição e não-demolição” do elevado. Não demolir por completo, eliminando somente o tabuleiro onde ficam as pistas de rolagem de automóveis, mas preservando pilares, acessos e vigas. Esta estrutura abrigaria então um trem em mono-rail (numa tecnologia já existente e ora em licitação em São Paulo) que iria do Aeroporto Santos Dumont ao Galeão (com paradas estratégicas no percurso) invertendo a lógica de privilégio do transporte individual da Perimetral, além da criação de parques lineares suspensos em pontos específicos.
A estimativa de custo para a demolição total do elevado - divulgada na imprensa recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro - de cerca de 1,2 bilhão de Reais, equivale ao da implantação de um mono-rail similar e com percurso semelhante ao publicado há pouco tempo em um edital da Prefeitura de São Paulo.
O projeto foi bem recebido pelos técnicos do CDURP, mas a proposta para o trecho não foi considerada viável devido aos prazos dos editais já publicados pela Prefeitura do Rio. Foi então feito o convite para a apresentação à CDURP de uma proposta de transporte de massa utilizando o trecho do elevado existente entre o Armazém 5 do cais do porto e o Galeão. Além disso, a equipe do CDURP foi convidada a apresentar na FAU-UFRJ o projeto completo de intervenção na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
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