sábado, 15 de maio de 2010

Como fazer o trabalho valer a pena?

A partir de conversa com os alunos Beatriz Steenhagen, Juliana Maia e Pedro Toledo.
 
Uma das possíveis respostas a esta questão foi sabiamente encontrada por um trio de alunos aqui da FAU. Transformar um projeto da disciplina de Projeto Urbano I, com a professora Ione Silveira, em um dos 10 melhores dentre os 136 projetos inscritos no Prêmio Alphaville de Urbanismo Sustentável. Foi um grande investimento pessoal – e profissional.

Com a orientação essencial da professora Vera Tangari,o projeto foi adaptado e revisto, tendo algumas de suas idéias originais resgatadas com foco na inovação técnica e na sustentabilidade. Trata-se de um loteamento residencial em uma área de preservação de Vargem Grande, nomeado ZAMBA a partir de um uma lenda indígena sobre uma criatura que protege a natureza.


O concurso, muito divulgado nos corredores da FAU (mas quase não visto), foi a oportunidade de ir além da disciplina, numa abordagem que ainda foge do mercado especulativo de trabalho, e que gerou grande satisfação e aprendizado.

“Concurso é fazer algo para você. Um projeto pessoal”.

A comemoração, como não poderia faltar, foi em surpreendente grande estilo: jantar-coquetel de premiação no MAM em São Paulo para os alunos finalistas e importantes personagens públicas de todo o Brasil (com direito à passagem aérea e hotel); como prêmio, certificado e celular. Mas o verdadeiro resultado desta empreitada só é perceptível a longo prazo. Por causa do projeto, os alunos já foram procurados pela divulgação de diversas mídias, como por exemplo a revista paulista DOCOL e o site Salseiro. Participarão em jornadas acadêmicas, conquistaram um item de peso no currículo e estão um passo mais perto de uma vaga em um futuro curso de mestrado.

“Abdicar de alguns fins de semana vale a pena”

E não é só isso. Pelo contrário, este primeiro concurso foi o grande estopim para atacarem outros. Mentes inquietas, que além de melhorarem suas formações enquanto arquitetos, talvez mudem os resultados atuais dos concursos em que a presença da FAU-UFRJ ainda é tão pouco representativa.

 --------------------------------------
Para saber mais:



0 comentários:

Postar um comentário