sexta-feira, 27 de maio de 2011

A FAU no "Mundo do Trabalho" da Escola Parque

Por Evelyn Corrêa

Uma manhã de sábado chuvosa no Rio de Janeiro, 14 de maio, foi de bastante agitação na Escola Parque, na Gávea. Lá acontecia o 9º Mundo do Trabalho, um projeto pedagógico voltado para a orientação profissional dos alunos do 9º ano ao ensino médio que conta com a presença de faculdades públicas e particulares.
 

A FAU marcou presença! Representada pelo professor Naylor Vilas Boas, e os alunos Vitor Halfen, Renata Arantes, Ana Beatriz Peixoto e Evelyn Corrêa, a faculdade foi apresentada aos curiosos (e um tanto confusos) visitantes. O primeiro passo era desmistificar a relação do curso com a matemática e o desenho, dúvida da maior parte dos alunos. Afinal, “precisa saber matemática?”, “precisa saber desenhar?” e a pior das perguntas:“o que é arquitetura?” . Para ajudar nas respostas, foram mostrados trabalhos de alunos e livros sobre os mais diferentes campos e aspectos da arquitetura.



Durante toda a manhã também aconteceram mesas de debates sobre as diferentes áreas de atuação, onde Arquitetura e Urbanismo dividiu espaço com Desenho industral. Presentes na bancada, alunos e professores dos cursos e profissionais atuantes, compartilharam suas experiências com os alunos lembrando da época em que precisaram se decidir pela carreira profissional, quais critérios foram relevantes e como o curso atendeu as suas expectativas. Com uma conversa descontraída, os alunos se envolveram e puderam ter uma boa noção de como é a vida universitária e o que os espera no futuro. Foi debatida também a importância desses profissionais na construção do mundo atual, sendo instrumentos de ligação entre as mais diversas profissões, enfatizando a multidisciplinaridade de ambos os cursos.
 

A conversa foi tão produtiva que se estendeu após o debate, onde pais e alunos buscaram o espaço da FAU para saber mais detalhes sobre o curso de arquitetura da UFRJ, fazendo um paralelo com as demais faculdades. O programa de intercâmbio e os ateliês integrados foram pontos diferenciais que despertaram o interesse dos visitantes, visto que esses puderam se basear nos depoimentos dos alunos sobre a importância dessas atividades na vida acadêmica.
 
No fim do evento, enquanto alguns alunos já eram pré-calouros, outros que não viam em arquitetura uma opção, passaram a considerar a possibilidade de tentar o curso. A equipe da fau saiu satisfeita por poder ajudar nessa difícil escolha e compartilhar as experiências e a paixão pela arquitetura, Esperando também poder ver aquelas carinhas, em um futuro próximo, andando pelos corredores da fau cheios de maquetes, canudos e régua T. Que sejam bem-vindos!

0 comentários:

Postar um comentário