Por Evelyn Corrêa
Uma manhã de sábado chuvosa no Rio de Janeiro, 14 de maio, foi de bastante agitação na Escola Parque, na Gávea. Lá acontecia o 9º Mundo do Trabalho, um projeto pedagógico voltado para a orientação profissional dos alunos do 9º ano ao ensino médio que conta com a presença de faculdades públicas e particulares.
A FAU marcou presença! Representada pelo professor Naylor Vilas Boas, e os alunos Vitor Halfen, Renata Arantes, Ana Beatriz Peixoto e Evelyn Corrêa, a faculdade foi apresentada aos curiosos (e um tanto confusos) visitantes. O primeiro passo era desmistificar a relação do curso com a matemática e o desenho, dúvida da maior parte dos alunos. Afinal, “precisa saber matemática?”, “precisa saber desenhar?” e a pior das perguntas:“o que é arquitetura?” . Para ajudar nas respostas, foram mostrados trabalhos de alunos e livros sobre os mais diferentes campos e aspectos da arquitetura.
Durante toda a manhã também aconteceram mesas de debates sobre as diferentes áreas de atuação, onde Arquitetura e Urbanismo dividiu espaço com Desenho industral. Presentes na bancada, alunos e professores dos cursos e profissionais atuantes, compartilharam suas experiências com os alunos lembrando da época em que precisaram se decidir pela carreira profissional, quais critérios foram relevantes e como o curso atendeu as suas expectativas. Com uma conversa descontraída, os alunos se envolveram e puderam ter uma boa noção de como é a vida universitária e o que os espera no futuro. Foi debatida também a importância desses profissionais na construção do mundo atual, sendo instrumentos de ligação entre as mais diversas profissões, enfatizando a multidisciplinaridade de ambos os cursos.
A conversa foi tão produtiva que se estendeu após o debate, onde pais e alunos buscaram o espaço da FAU para saber mais detalhes sobre o curso de arquitetura da UFRJ, fazendo um paralelo com as demais faculdades. O programa de intercâmbio e os ateliês integrados foram pontos diferenciais que despertaram o interesse dos visitantes, visto que esses puderam se basear nos depoimentos dos alunos sobre a importância dessas atividades na vida acadêmica.
No fim do evento, enquanto alguns alunos já eram pré-calouros, outros que não viam em arquitetura uma opção, passaram a considerar a possibilidade de tentar o curso. A equipe da fau saiu satisfeita por poder ajudar nessa difícil escolha e compartilhar as experiências e a paixão pela arquitetura, Esperando também poder ver aquelas carinhas, em um futuro próximo, andando pelos corredores da fau cheios de maquetes, canudos e régua T. Que sejam bem-vindos!
0 comentários:
Postar um comentário