quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita ao Túnel de Vento da FAU

Por Evelyn Corrêa

Nos dias 13 e 20 de abril, os alunos Lucivaldo Dias Bastos, Mariana Sampaio e Michelle Carneiro apresentaram, no Laboratório de Conforto, diferentes experimentos desenvolvidos com o uso do Túnel de Vento. Essa importante ferramenta foi desenvolvido pelo Laboratório de Aerodinâmica das Construções da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul em 2005, e nos permite entender a interação e o escoamento do vento nas edificações e no seu entorno, chegando a velocidades superiores a 10m/s.


Os alunos puderam verificar o efeito do vento na malha urbana representada em maquete, com auxilio de areia e fio de lã, de forma que no fim de cada apresentação foi possível se discutir as vantagens e desvantagens da implantação apresentada, assim como as soluções para os problemas encontrados. Essas conclusões deram abertura, também, para que os alunos debatessem projetos como o prédio da FAU e o Porto Maravilha.


É importante destacar que o uso do equipamento está disponível para os alunos interessados, basta que esses entrem em contato com a equipe através do e-mail tuneldeventofau@gmail.com.

1 comentários:

vitorhalfen disse...

Muito bom divulgar isso, pra td mundo saber que o equipamento está lá e à disposição de todos pra usar. Espero que agora os ventos deixem de ser um fantasma indefinido nos nossos trabalhos.

Postar um comentário