domingo, 15 de maio de 2011

O resultado do Concurso de Ideias "Reordenação Espacial dos Pilotis da FAU/UFRJ"

Pela Prof. Maria Paula Albernaz

Na 4ª feira, dia 27 de abril, às 11:30h, foi feita a divulgação dos resultados do Concurso de Ideias “Reordenação Espacial dos Pilotis da FAU/UFRJ” aberto à participação, individual ou em equipe, de estudantes de Arquitetura e outras áreas. O objetivo do concurso era de selecionar o melhor conjunto de ideias para intervenção visando ao melhor aproveitamento das áreas dos pilotis da FAU/UFRJ situadas nos pilotis do Prédio da Reitoria - FAU/UFRJ, abrangendo a ocupação total ou parcial das áreas internas e externas dos pilotis, e levando em consideração as qualidades arquitetônicas do prédio

Estiveram presentes no evento o Prof. Carlos Levi, candidato para Reitor da UFRJ recém eleito, o Prof. Antonio Ledo, candidato para Vice Reitor da UFRJ recém eleito, e a Profa. Denise Pinheiro Machado, Diretora da FAU/UFRJ, que fizeram a entrega dos certificados da premiação, respectivamente, aos 1º, 2º e 3º premiados. Também estavam presentes 2 membros da Comissão Julgadora, os professores Pablo Benetti e Paulo Jardim (escolhidos pela Direção de Extensão da FAU), e a Diretora Adjunta de Extensão da FAU/UFRJ Profa. Maria Paula Albernaz.  O outro membro da Comissão Julgadora, o Prof. Gustavo Rocha-Peixoto (escolhido pelas equipes candidatas) não pode participar do evento

O julgamento dos trabalhos obedeceu a 3 etapas, sendo as duas primeiras eliminatórias e a última classificatória.  Das 28 propostas entregues, foram selecionadas 11 (onze) que receberam pelo menos uma indicação da Comissão Julgadora por apresentarem qualidades relevantes, passando para a 2ª etapa. Dessas propostas, 5 trabalhos merecedores de prêmio ou menções passaram para a 3ª etapa, sendo por fim premiados e recebido menções.

Leia sobre os projetos vencedores na continuação do texto ...

Foi condecorada com 2a Menção Honrosa a Equipe Reorganização dos Pilotis, composta pelos seguintes alunos da FAU: Camila Boquimpani Areal, Larissa Lira Cohen, Mariana Medina de Carvalho, Renielle Gonçalves de Lira, sendo professor orientador Maria Julia de Oliveira Santos, pela solução engenhosa para as caixas dobráveis e boa proposta para a ocupação do pilotis, com a ressalva da Comissão Julgadora do problema da solução acrescer desnecessariamente a área do mezanino e desconsiderar a área sob a biblioteca.



Foi condecorada com  1ª Menção Honrosa a Equipe Duca, composta pelos seguintes alunos da FAU: Rodrigo Schwab Sadala, Ligia Ferreira Dib, Thiago dos Santos Camargo, Thiago Jorge de Oliveira Silva e Tereza Monnerat Heidenfelder, sendo professor orientador o Prof. Luiz Felipe Cunha, pela elogiável tentativa de reordenamento da lógica dos espaços internos e circulações dos pilotis da FAU, com a ressalva da Comissão Julgadora da solução carecer de proposta para a parte externa e da criação de um “elemento integrador e dinâmico” não cumprir o objetivo a que se propõe.



Foi condecorada com o 3º Prêmio a Equipe Bloon, composta pelos alunos da FAU, Arthur Naressi, Fábio Oliveira de Freitas e Pedro Paulo Vaz Esteves, sendo professor orientador Andréa Queiroz da Silva Fonseca Regô, pela solução proposta para a ocupação do pátio interno e para o espaço adjacente do pilotis sob a lâmina prometer dinamizar convenientemente toda esta área, além da definição da cafeteria no mezanino ser ambientalmente agradável e constituir uma boa contribuição para o uso deste espaço e a idéia de um anfiteatro ser interessante, com a ressalva da Comissão Julgadora de que vários itens do projeto apresentam problemas técnicos de difícil contorno, tais como a área excessiva para o bureau de impressão e o dimensionamento e localização do anfiteatro.


 Foi condecorada com o 2º Prêmio a Equipe Toyo Moreira, composta pelos alunos da FAU, Brunna Wopereis, Cauê Costa Capillé e Mariana Medeiros Penna, sendo professora orientadora Vera Regina Tângari, pela solução de “reprogramação” das atividades atender de maneira muito satisfatória aos objetivos do concurso, correspondendo a uma correta leitura do local, com o elogio da Comissão Julgadora à estruturação da defesa, que revela erudição e contemporaneidade e ao “Teatro oblíquo” que cria uma nova topografia instigante que permite múltiplos usos, com adequado controle formal, de possível harmonização com o edifício existente, ao mesmo tempo com personalidade própria, plasticamente agradável.



Foi condecorada com o 1º Prêmio a Equipe Noz3, composta pelos alunos da FAU, Priscila Coli Rocha, Felipe Guimarães Pinheiro e Bianca Freitas Soares, sendo professora orientadora Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira, pela solução proposta ambiciosa, que estende a intervenção até a rua, pontos de ônibus e locais de acesso, rearticulando o espaço com seu entorno, pela  disposição dos elementos modulares e temporários, que admitem arranjos variados, favorecem a “costura“ do edifício com o contexto urbano e  o sistema construtivo que permite a instalação gradual, ajustável e reversível, com a ressalva da Comissão Julgadora de que o desenho e a intensidade da intervenção no grande pátio do espelho d’água parecem excessivos.



As 11 propostas selecionadas para a 2ª etapa do Concurso foram divulgadas, sendo os painéis entregues expostos no evento da Divulgação dos Resultados. Por 2 semanas estarão expostos nos pilotis no térreo do prédio da Reitoria/FAU, incluindo os trabalhos premiados.

A Comissão Julgadora apresentou como sugestão à Direção Adjunta de Extensão que no presente concurso, o projeto vencedor seja amplamente debatido com a comunidade da FAU e das demais instituições abrigadas no prédio, de modo a buscar o aperfeiçoamento da proposta.  Esta sugestão é feita por se considerar que, ainda que muitas propostas possuam qualidades inegáveis, nenhuma delas atende integralmente a todos os requisitos funcionais, construtivos ou estéticos que o problema envolve.

0 comentários:

Postar um comentário