domingo, 19 de junho de 2011

Seminário de Ensino Jornada FAU 2011

Por Evelyn Corrêa

Dia a dia na FAU é assim: enquanto percorremos as grandes distâncias entre uma sala e outra, encontramos amigos, conversamos sobre as matérias e professores, reclamamos da burocracia da faculdade, falamos de assuntos atuais e dos planos futuros. Pois bem, no dia 08 de junho, as opiniões de alunos e professores que geralmente se restringiam ao espaço do corredor, adentraram as salas de aulas, se transformando em um grande debate para avaliar os rumos da faculdade. Finalmente a FAU criou voz!
A Jornada FAU 2011 foi uma iniciativa da Direção, juntamente com o CAFAU, para promover a discussão e a troca de ideias entre professores, técnicos administrativos e alunos em prol de uma faculdade melhor. Divida em três temas: Qualidade, Inovação e Sociedade, as sessões de debate ocorreram pela manhã e cada sala contava com um coordenador e dois relatores, sendo um deles membro do corpo discente. A tarde as conclusões de cada tema foram expostas em plenária.

No tema “Qualidade” a palavra chave era: INTEGRAÇÃO!  Analisando o curso de arquitetura como generalista, se identificou a necessidade de integrar as disciplinas, e até mesmo os departamentos, por ciclos, de modo a atingir a tão sonhada interdisciplinaridade que o curso requer. Fato este que durante a vida acadêmica só é “ensaiado” nos TI’s e, mesmo assim, ainda geram grande discussão sobre seus métodos e eficiência

Na segunda sala de debate, a presença de alunos que voltaram a pouco tempo do programa de intercâmbio trouxe uma carga de novas experiências muito importante para o tema “Inovação”. Além de identificarem a necessidade de espaços de prática mais desenvolvidos, os participantes sugeriram a inserção da informática desde os primeiros períodos, assim como uma abordagem da história  recente da Arquitetura e do Urbanismo durante o curso.

No tema “Sociedade”, o papel do arquiteto como agente transformador do mundo era posto em pauta, destacando a multidisciplinaridade da profissão e o cunho social da mesma. Além de levantar questões atuais como a catástrofe na região serrana, a temática sociedade discutiu a importância de uma maior divulgação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na pesquisa, extensão e em sala de aula, destacando a Semana das Bancas como um passo importante nessa direção.

Ao fim do dia, vimos que a democracia pode se dar como em uma conversa entre amigos, onde os diferentes âmbitos da faculdade expõem suas necessidades e insatisfações, contribuindo para gerar uma imagem mais ampla do que é a FAU hoje e qual o nosso ideal de faculdade

0 comentários:

Postar um comentário