sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bem-vindos ao PainelFAU

Inauguramos aqui uma nova abordagem para o PainelFAU, que nasce a partir da constatação de que na nossa escola nem sempre se sabe o que está acontecendo na sala ao lado. Em função de toda essa falta de informação, deixamos de entender a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ como uma única instituição, multifacetada mas única, e construímos a ideia de que ela é muito maior do que nossa capacidade de compreendê-la.

Portanto, nós da Coordenação de Divulgação, apresentamos com o novo PainelFAU nossa resposta a essa questão. Através da leveza que irá caracterizar a linguagem com que iremos veicular as informações, pretendemos inaugurar uma espécie de “revista” informativa do que acontece na nossa faculdade, e com isso reunir em um único espaço as notícias que nascem nos corredores, nas salas e nos laboratórios da FAU.

Também estamos atentos às características da informação no século XXI – dinâmica, colaborativa, em rede – e, em função disso, inauguramos aqui o rebatimento digital do mural PainelFAU exposto na faculdade. Através do endereço www.fau.ufrj.br/painelfau, com o dinamismo que define os canais contemporâneos de comunicação, o blog PainelFAU se complementa ao já consolidado endereço institucional www.fau.ufrj.br, preenchendo uma lacuna existente relacionada com a necessária divulgação do cotidiano da faculdade.

A lógica colaborativa que dá suporte à participação coletiva em nossa iniciativa se materializa, por exemplo, no calendário em branco colocado no mural, onde convidamos a todos a escreverem seus próprios eventos relevantes para a comunidade. No blog PainelFAU também existe um calendário semelhante, alimentado pela nossa equipe, onde pode-se consultar datas importantes no âmbito da FAU, da UFRJ e acontecimentos externos de interesse. Eventos escritos no mural serão transpostos para a agenda do blog, ganhando com isso mais visibilidade quanto à sua divulgação.

Não faremos números ou edições estáticas, mas iremos divulgar as notícias à medida em que elas forem acontecendo. No entanto, para esse lançamento do PainelFAU, apresentamos algumas que formam nosso primeiro conjunto editorial. Com a ajuda inestimável de nossas alunas “repórteres” Joana de Conti, Luiza Sertã e Isis Almeida, entrevistamos o grupo de alunos orientados pela prof. Vera Tângari, cujo projeto ficou entre os dez melhores do Prêmio Alphaville de Urbanismo Sustentável. Também conversamos com o prof. Andrés Passaro, para saber um pouco mais sobre o projeto elaborado por ele e por outros professores para o anexo das salas de aula na PUC-Rio, que foi matéria recente da revista AU. Além disso, cobrimos a exposição da banca intermediária do Trabalho Integrado 2, ocorrida nos corredores do quarto andar da nossa faculdade, além de outros atividades ocorridas em maio.

Convidamos todos da FAU a se tornarem parceiros em nossa iniciativa, formando uma rede de informações coletiva que possa alimentar com muito mais conteúdo o PainelFAU. Existe espaço para quem quiser colaborar, bastando para isso entrar em contato conosco através do email divulgacao@fau.ufrj.br. Através desse endereço, gostaríamos de receber charges, textos, sugestões de pauta e qualquer outro material que possa contribuir com o enriquecimento do PainelFAU e da nossa faculdade. Portanto, divulguem, participem e tenham uma boa leitura!

Prof. Naylor Vilas Boas
Coordenador de Divulgação


1 comentários:

Bernardo Silva disse...

Acho a idéia brilhante. Ao meu ver,o que falta para a nossa escola é justamente essa troca de informações, não somente de resultados, mas também de processos. Vejo essa nova ferramenta como um bom meio de divulgação e estímulo. Parabéns!

Postar um comentário