quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto βeta


O arquiteto Andrés Passaro, professor da FAU-UFRJ, junto com os também arquitetos Marcos Favero e Diego Portas, professores da PUC-Rio, receberam Menção Honrosa na categoria de obra concluída e uma capa da revista AU pelo projeto do Edifício Beta, que abriga salas de aula da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro.


O que levou ao projeto foi a necessidade de planejar o novo edifício que seria construído no campus da Universidade. Interessados em desenvolver esse planejamento, procuraram por algo que se adequaria da melhor forma no espaço existente. Foi escolhido, de início, um projeto feito por um aluno da PUC na matéria de Projeto de Arquitetura, com o nome de Edifício Alfa. Este trabalho iniciou o processo que deu origem ao projeto conhecido como Edifício Beta, desenvolvido no Escritório Modelo da PUC. Durante os processos de perfuração do terreno, a obra do Alfa foi parada devido a problemas com uma adutora. Apenas o Beta acabou sendo construído.

O projeto foi elaborado de forma a integrar a construção ao ambiente. Além de não ocupar todo o espaço, permite a permanência da vegetação natural que também proporciona sombra ao terraço-jardim. Edificada sobre pilotis, abre espaço para uma grande circulação que conecta os campos visuais e físicos. Deu-se preferência à estrutura metálica e a um sistema construtivo seco e de rápida realização, buscando minimizar o consumo energético e a maximização da luz natural e ventilação cruzada. Para evitar tanto os insetos, muito presentes no local, quanto o uso de ar-condicionado, foi instalada uma tela mosqueteira para permitir a abertura constante das janelas.

Andrés acredita que a divulgação do projeto ocorreu através da Menção Honrosa recebida na Bienal de São Paulo aos trabalhos que recebeu dos arquitetos, e a partir desse fato surgiu o interesse da revista AU - Arquitetura e Urbanismo em divulgá-los.

Nascido em Rosário – na Argentina – em 1964, Andrés Passaro é arquiteto formado pela FAU-UFRJ (1990), com mestrado pela FAU-USP (1997) e doutorado pela ETSA de Barcelona (2004). Foi Professor de projeto e teoria da arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio entre 2003 e 2009. Atualmente é professor adjunto de projeto da FAU-UFRJ, atuando no Trabalho Integrado I.

Mais informações sobre projeto clique aqui.

1 comentários:

Adriano Martins disse...

Andres lindôôô !!!

Postar um comentário